Polissonografia é um exame que avalia diversas variáveis durante o sono e pode ser solicitada em alguns casos durante a renovação da carteira nacional de habilitação (CNH) de condutores de veículos automotores de renovação, adição e mudança para as categorias C, D e E. Isso ocorre porque a apneia do sono e outros distúrbios do sono podem afetar a capacidade de dirigir com segurança.

A apneia do sono é uma condição comum em que a respiração é interrompida durante o sono, resultando em episódios de ronco alto e sonolência diurna. Isso pode afetar negativamente a capacidade de dirigir, aumentando o risco de acidentes de trânsito.

Ao fazer uma polissonografia, é possível avaliar e identificar distúrbios como apneia obstrutiva do sono. Se um distúrbio do sono for diagnosticado, o médico pode orientar tratamentos para melhorar a qualidade do sono, reduzir a sonolência diurna e ajudar a garantir a segurança do paciente ao dirigir.

Em resumo, a polissonografia pode ser solicitada durante a renovação da CNH para avaliar a qualidade do sono e identificar distúrbios do sono que possam afetar a capacidade de dirigir com segurança. O diagnóstico e o tratamento desses distúrbios podem ajudar a melhorar a segurança do motorista e dos demais usuários das vias públicas.

Fonte: Dra. Isadora Queiroz - Neurologia e Neurofisiologia CRM 3998 RN | RQE 826 | RQE 1408