Apesar de o exame de eletroencefalograma ser utilizado há muitos anos, ainda gera perguntas e ansiedade em algumas pessoas. Afinal para que serve um eletroencefalograma (EEG)?

O eletroencefalograma é utilizado há muitos anos para avaliar diversos tipos de doenças que afetam o cérebro.

Sua utilização mais conhecida é para casos de epilepsia, uma doença que causa crises epilépticas de repetição. O EEG pode ajudar a orientar ou definir o tipo de epilepsia que o paciente tem e com isso é possível direcionar o tratamento de forma mais eficaz e particularizada.

Mas o EEG também é utilizado para ajudar a diagnosticar outras enfermidades ou distúrbios que afetam a atividade cerebral. Por exemplo em casos de pacientes com alguns quadros psiquiátricos súbitos, sonolência ou alteração da consciência, alteração de comportamento ou de memória. Em casos de coma avaliar a extensão do comprometimento cerebral ou indicar a etiologia em casos com padrões específicos. Até bebês recém nascidos podem se beneficiar, por exemplo nos casos de partos difíceis ou prematuros. O EEG é utilizado nesses casos para verificar se houve comprometimento do cérebro em desenvolvimento, ajuda a avaliar qual será a chance de haver sequelas e acompanhar a evolução do quadro mesmo após a alta.

O EEG é um exame sem contra-indicações, não dói e nós conseguimos realizar o exame na clínica, em casa, no hospital, na UTI. Quando bem realizado e analisado por profissionais com boa formação é de extrema importância para o diagnóstico e acompanhamento de diversas enfermidades em várias áreas.

Se você tiver mais alguma dúvida entre em contato conosco.

Fonte: Dra. Isadora Queiroz - Neurologia e Neurofisiologia CRM 3998 RN | RQE 826 | RQE 1408