A neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica dedicada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças ou lesões do cérebro, coluna, medula e nervos periféricos. A especialidade oferece suporte desde o diagnóstico até o tratamento, seja ele cirúrgico ou não.
Nossos profissionais realizam tratamentos nas mais diversas áreas da neurocirurgia:
Na Neurolife contamos com neurocirurgiões especialistas em áreas específicas da neurocirurgia, com formação avançada para melhor cuidar dos nossos pacientes.
A cirurgia endoscópica é um procedimento amplamente indicado e que transformou a cirurgia da coluna, apresentando um método muito menos traumático quando comparado com as técnicas convencionais.
Com ela, podemos tratar grande parte das principais patologias da coluna como a hérnias de disco, cistos articulares, estenose de canal vertebral, dentre outras patologias, e também realizar biópsias.
A neurocirurgia funcional é uma área da neurocirurgia que se dedica ao tratamento de diversas doenças neurológicas que limitam ou prejudicam a funcionalidade do sistema nervoso central e periférico, tais como: dores crônicas, epilepsia refratária, doença de Parkinson, distonias, tremor essencial, depressão, TOC e transtorno da agressividade. São realizadas, na maioria das vezes, técnicas minimamente invasivas como o implante de neuroestimulador cerebral, medular ou de estimulação do nervo vago, dispositivos de infusão de fármacos que ajudam a controlar a dor ou a espasticidade e procedimentos percutâneos para controle da dor como por exemplo, a rizotomia facetária e a trigeminal. Os procedimentos neurocirúrgicos funcionais são realizados com monitorização neurofisiológica intra-operatória e, em alguns casos, o paciente fica acordado e interage durante a cirurgia (awake craniotomy) com o objetivo de reduzir e evitar déficits neurológicos.