Serviços

Toxina botulínica

O que é?

A toxina botulínica (popularmente conhecida por uma de suas marcas comerciais - Botox®) é uma proteína sintetizada por uma bactéria, o Clostridium botulinum. Essa proteína tem a capacidade de bloquear a comunicação entre nervos e músculos, impedindo ou suavizando a contração muscular.

Para fins medicinais, estão disponíveis formas purificadas dessa toxina.  Há atualmente 5 marcas liberadas para utilização no Brasil (Botox®, Dysport®, Prosigne®, Xeomin® e Botulift®) e somente o médico saberá qual é a mais indicada para o paciente.

Como funciona a toxina botulínica?

Geralmente as contrações dos músculos ocorrem quando é liberada pelos nervos uma substância chamada Acetilcolina (figura abaixo).

Em algumas doenças a acetilcolina é liberada em excesso, causando hiperestimulação muscular e, como resultado, espasmos e rigidez musculares.
As injeções de toxina botulínica ajudam, então, a relaxar as fibras musculares e melhorar a qualidade de vida e desempenho funcional do paciente.

Após a injeção, em quanto tempo a toxina botulínica começa a fazer efeito?

A toxina botulínica do tipo A deverá começas a fazer efeito em 2 a 3 dias após a injeção e alcança seu efeito máximo em até 2 semanas após a injeção.

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

A toxina botulínica do tipo A funciona geralmente por 4 a 6 meses, até que as terminações nervosas estabeleçam novas comunicações com os músculos.  Serão, então, necessárias reaplicações periódicas para que os ganhos se mantenham.  O prazo mínimo para reaplicações é de 8 a 12 semanas.

Em que doenças pode haver benefício com o uso da toxina botulínica?

Em algumas doenças a acetilcolina é liberada em excesso, causando hiperestimulação muscular e, como resultado, espasmos e rigidez musculares.  Entre essas doenças encontram-se a Paralisia Cerebral Infantil, os Acidentes Vasculares Cerebrais, Traumatismos Cranianos ou de Medula Espinhal e Distonias.

Quem deve fazer a aplicação de toxina botulínica?

A aplicação de toxina botulínica é um procedimento delicado e exige precisão e conhecimento profundo de anatomia para que seja aplicada nos músculos e doses corretas.  Somente médicos podem injetar a toxina botulínica e deve-se dar preferência a profissionais com notada dedicação a esse tipo de atividade.  Geralmente os especialistas  que se envolvem com o procedimento de injeções de toxina botulínica são neurologistas, neuropediatras, neurocirurgiões, fisiatras e ortopedistas.

Meu convênio cobre as aplicações de toxina botulínica?

Segundo normatização da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o procedimento de aplicação de toxina botulínica deve ser coberto por todos os planos de saúde regulamentados
(http://www.ans.gov.br/images/stories/Plano_de_saude_e_Operadoras/Area_do_consumidor/consulta_rol_de_procedimentos.pdf).

voltar