Clique aqui para fazer seu agendamento

Autismo e Neuropsicologia

No último dia 2, foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Esta data foi criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de chamar a atenção para o transtorno que, apesar de sua gravidade, ainda é muito pouco diagnosticado. E você, sabe o que é o autismo?

O transtorno do espectro autista é caracterizado por prejuízos na interação social, com padrões de comportamento repetitivo e interesses muito restritos. A atual dificuldade para um diagnóstico correto se deve ao fato das diversas formas que o transtorno pode se apresentar: das mais leves às mais graves. Atualmente não existem exames laboratoriais ou de neuroimagem que indiquem de forma definitiva a presença do transtorno, por isso seu diagnóstico é essencialmente clínico: critérios específicos de classificação são utilizados e instrumentos como a avaliação neuropsicológica podem ser usados para auxiliar no diagnóstico e identificar possíveis intervenções junto à família e à escola.

A avaliação neuropsicológica é um exame complementar na investigação do comportamento e da cognição (que compreende a atenção, a memória e diversos outros domínios). Através da caracterização do perfil cognitivo e comportamental da criança, é possível traçar um plano junto à equipe multiprofissional que irá acompanha-la e buscar melhorias em sua qualidade de vida e de sua família.

CURIOSIDADE: A pintura que ilustra esse artigo é de Iris Grace, uma artista de 3 anos de idade que tem o diagnóstico de autismo.

Compartilhe