Clique aqui para fazer seu agendamento

Avaliação neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica estuda o funcionamento do cérebro do indivíduo e é realizada através de uma entrevista e da aplicação de testes padronizados. Dessa forma pode-se determinar se o desempenho em determinado teste está dentro do esperado para a idade e o nível de escolaridade de cada pessoa. Os testes já podem ser realizados em crianças a partir de 06 anos.

A avaliação neuropsicológica pode durar de 2 a 8 horas (em momentos diferentes), dependendo da complexidade do caso e do desempenho do paciente (cansaço, atenção, dificuldades motoras, etc).

A avaliação neuropsicológica é utilizada na prática médica para:

1. Ajudar no diagnóstico diferencial (por exemplo: se as alterações mentais e comportamentais estão relacionadas a síndromes demenciais, distúrbios do comportamento, depressão, déficit de atenção, ou a ou a medicamentos).
2. Ajudar na avaliação antes e depois de procedimentos neurocirúrgicos determinando qual tratamento será apropriado para aquele paciente ou teve efeitos positivos/negativos nas funções mentais/comportamento.
3. Avaliar atividades da vida diária com as quais o paciente pode precisar de assistência (ex: finanças pessoais) e indicar o potencial de reabilitação (por exemplo se irá se beneficiar de tratamentos como terapia ocupacional ou medicamentos).
4. Obter uma linha de base do comportamento/cognição para posterior comparação. Assim, os médicos podem avaliar se o desempenho do paciente piorou devido ao processo de doença ou se houve melhora/piora como resultado do tratamento feito.

Psicóloga responsável

  • Joísa Araújo (CRP/RN 17-1380)

Clique aqui e agende seu exame!

Voltar