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Dia Mundial do Sono 2015

Por World Association for Sleep Medicine

Dia Mundial do Sono 2015 - Neurolife

Este ano a Sociedade Mundial de Medicina do Sono chama atenção para a insônia.  Informe-se.

 

Tendo problemas para sair da cama pela manhã?  Apertando o botão snooze do despertador inúmeras vezes para conseguir uns minutinhos de olhos fechados antes do dia começar?  Está notando que fica cada vez mais difícil concentrar no seu trabalho/estudo a longo do dia?

 

É possível que os seus hábitos de sono e saúde em geral estejam contribuindo para mais do que a falta de sono de boa qualidade e sim problemas de saúde crônicos.

 

O dia Mundial do sono ocorre este ano em 13 de março em todo o mundo.  Este evento anual é uma homenagem ao sono e uma tentativa de chamar atenção para questões importantes relacionadas ao sono.

 

O tema do Dia Mundial do Sono de 2015 é: “Quando o sono é tranquilo, a saúde e a felicidade são abundantes”, focando em insônia, com diversas outras mensagens.

 

A seguir uma análise de cada uma das  afirmações do slogan.

 

Sono Tranquilo

Como você sabe se está tendo um sono tranquilo?

Se você respira e relaxa bem,  tem sonhos agradáveis, seu sono será contínuo, ininterrupto, profundo e de duração adequada o que levará a um sono de boa qualidade e restaurador.  Se tudo isto ocorre, você deverá se sentir alerta e descansado ao longo do dia.

Se você não consegue adormecer ou lida com falta de sono habitualmente, você pode ter insônia, que pode afetar todos os aspectos de sua vida.

 

Saúde em abundância

Pessoas com qualquer grau de insônia podem não perceber todos os riscos resultantes da falta do sono.

Há um risco aumentado para doenças cardiovasculares, assim como déficits cognitivos e de memória; crianças com insônia podem ter dificuldades de aprendizado e problemas comportamentais.

Indivíduos que lutam para ter uma noite inteira de sono, sem interrupções podem ter pressão arterial mais elevada, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas.

 

Felicidade em abundância

Estudos têm mostrado que pessoas com insônia apresentam mais sinais e sintomas de ansiedade e depressão do que pessoas sem insônia.

A qualidade do sono pode perturbar o humor e afetar relacionamentos dependendo de como você interage e consegue realizar suas atividades diárias.

Como um sono melhor, sua vida, de seus colegas de trabalho/estudo, familiares e amigos tenderá a ser mais feliz.  Além de ajudar a prevenir a progressão de enfermidades mentais.

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