Notícias

Conquiste seus objetivos com coaching!

Por Denise Maciel

Conquiste seus objetivos com coaching! - Neurolife

Coaching é o mais eficaz processo de desenvolvimento de pessoas existente na atualidade. Segundo Sulivan França, Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, trata-se de um processo com foco 100% em solução, que visa apoiar a pessoa que busca alcançar um ou mais objetivos pessoais ou profissionais. Seu grande objetivo é criar um contexto que permita mudanças.

A palavra Coaching, etimologicamente vem de Coach, palavra de origem Húngara que significa carruagem coberta chamada koczi, voltada para o transporte seguro de passageiros de um lugar a outro. A palavra, também esteve associada ao esporte, onde técnicos treinam e desenvolvem atletas e/ou equipes para atingirem metas. Conforme o dicionário Oxfor (1997), Coach pode ser traduzido como “técnico, treinador, tutor” ou carruagem, ônibus” ou “viagem em carro ou carruagem”. É utilizada também no sentido de tutorado, ou seja, um tutor que guia alguém para que tenha sucesso a partir de valores morais e princípios próprios. Ser um coach significa ser um profissional qualificado a ajudar uma pessoa a expandir suas competências, levando-o de um posicionamento a outro, sustentado por seus princípios e valores, enquanto a expressão coaching é utilizada para designar esse processo de ajuda. A utilização do coaching como forma de desenvolvimento dos executivos é mais uma evolução do conceito que tem se ampliado através dos anos. (ELISA, 2007).

É um método sistemático no qual o profissional (Coach) estabelece um acordo de parceria com o cliente (Coachee) para conduzi-lo na realização de ações em direção ao alcance de seus sonhos e objetivos. Primeiro define-se o objetivo a ser alcançado, depois, implementa-se uma estratégia de apoio e orientação ao cliente.

A essência do processo de Coaching é apoiar o indivíduo a resolver seus problemas, transformando seu aprendizado em resultados positivos e alcance de metas para si e/ou equipe que lidera. (O’NEIL, 2001).

 

As sessões são realizadas de forma planejada e utiliza técnicas e ferramentas validadas, além de aplicação de exercícios alinhados ao objetivo do cliente, perguntas poderosas que levam a grandes reflexões, testes para autoconhecimento e feedback. Os novos aprendizados resultam em outra forma de perceber o mundo, possibilitando ampliar o ponto de vista e encontrar novas soluções para velhos problemas.

 

É indicado para pessoas que querem alcançar resultados rápidos, seja na vida pessoal ou na vida profissional. Geralmente tem curta duração, em média 10 sessões, e focaliza desenvolvimento de habilidades para alcançar metas específicas.

Segundo Chiavenato (2002, p. 41), o coaching se baseia em um vínculo que impulsiona talento, cria competências e estimula potencialidades.

 

Os principais resultados são:

Ø  Mais eficácia na comunicação;

Ø  Expansão da consciência;

Ø  Autoconhecimento;

Ø  Tomada de decisões;

Ø  Consciência de habilidades e atitudes;

Ø  Elevação da autoestima;

Ø  Mais ação e atitude;

Ø  Mudança de hábitos;

Ø  Alcance de metas e objetivos;

Ø  Maximização de pontos fortes e diminuição de pontos fracos;

Ø  Aumento da produtividade;

Ø  Aumento da motivação;

Ø  Mais facilidade no planejamento de ações;

Ø  Melhora de desempenho profissional/ educacional;

Ø  Desenvolvimento de liderança;

Ø  Melhoria de argumentos de vendas;

Ø  Organização financeira;

Ø  Melhoria na qualidade de vida (Sono, peso, alimentação);

 

 

Referências:

CHIAVENATO, Idalberto. Construção de talentos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

 

ELISA, Sueli A. Milaré. Coaching de executivos: adaptação e estágios de mudanças. Psicologia: Teoria e Prática, 2007.

 

O’NEAL, M. B. Coaching treinando executivos: como colocar os líderes frente com seus desafios. São Paulo: Fortuna, 2001.

Voltar

 

www.neurolife.med.br